Grupo VW lidera rankig mundial de vendas
O Volkswagen Group lidera o World Car Group Ranking do primeiro semestre de 2016, deixando para trás a Toyota, que tem vindo a perder "gás" e a aliança Renault-Nissan, que consolidou o terceiro posto alcançado em 2015.
Mas apesar da subida, que se deveu ao crescimento de 3,4% na Europa e 4,8% na Ásia, os números no continente africano (queda de 10,3%) e na América (descida de 11,5%) não foram simpáticos para o grupo VW, contudo, não é nada que não fosse esperado. Afinal foi nos Estados Unidos que o fenómeno "dieselgate" mais "poeira" levantou, pelo que a imagem da marca na sociedade é tudo menos inspiradora.
A marca que mais contribuiu para esta subida ao primeiro posto foi a Audi, que registou uma subida de 7,9%, "suportando" as descidas da Volkswagen (marca) e SEAT, que perderam 1,4% e 1,3% respectivamente.
A Toyota Motor Corporation foi a grande "derrotada" do primeiro semestre de 2016. O grupo nipónico vendeu 5.04 milhões de automóveis (crescimento de 1%) mas foi "penalizado" pela quebra de 5,9% que a Daihatsu registou. Contudo, a marca americana Scion melhorou 52,4%.
O último lugar do pódio é da aliança Renault-Nissan, que consolidou a terceira posição que já tinha alcançado em 2015. Graças a um volume de vendas de 4.25 milhões de unidades, um aumento de 5% face ao período homólogo do ano passado.
Para isso contribuiu (e muito!) o crescimento da Renault enquanto marca, cerca de 14,3%. Já a Samsung, que também faz parte desta aliança, cresceu 25,9%.
Na quarta posição surge o grupo Hyundai, que vendeu 4.03 milhões de veículos, que se traduz num ganho de 2,2%, sendo que os continentes que mais contribuíram para este aumento foram a Oceânia (mais 12,9%) e Europa (mais 4,9%).
Uma posição abaixo surge a General Motors, com 3.82 milhões de automóveis vendidos (queda de 1,2%), seguida da Ford Motor Company com 3.18 milhões (aumento de 3,3%). O grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) aparece no sétimo posto, com um volume de vendas de 2.48 milhões (aumento de 4,9%), logo acima da Honda, que vendeu 2.36 milhões de unidades (+ 5,9%), fruto de uma prestação surpreendente na Europa, onde as vendas cresceram 28,5%.
Consulte a tabela completa:
Ranking Junho | Ranking 1.º Semestre 2016 | Grupo/Aliança | Vendas Junho | Vendas 1.º Semestre 2016 | Variação Junho | Variação 1.º Semestre 2016 | Quota Junho | Quota 1.º Semestre 2016 |
2 | 1 | Volkswagen | 875.914 mil | 5.153.888 M | 0,036 | 0,015 | 0,111 | 0,113 |
1 | 2 | Toyota | 889.831 mil | 5.048.618 M | -0,015 | 0,002 | 0,113 | 0,111 |
3 | 3 | Renault-Nissan | 792.619 mil | 4.253.812 M | 0,078 | 0,05 | 0,101 | 0,093 |
4 | 4 | Hyundai-Kia | 734.876 mil | 4.037.685 M | 0,13 | 0,022 | 0,093 | 0,089 |
5 | 5 | General Motors | 693.324 mil | 3.820.462 M | 0,019 | -0,012 | 0,088 | 0,084 |
6 | 6 | Ford | 560.498 mil | 3.184.792 M | 0,014 | 0,033 | 0,071 | 0,07 |
7 | 7 | FCA | 437.406 mil | 2.488.069 M | 0,051 | 0,049 | 0,056 | 0,055 |
8 | 8 | Honda | 412.404 mil | 2.368.315 M | 0,017 | 0,059 | 0,052 | 0,052 |
9 | 9 | PSA | 293.913 mil | 1.700.531 M | -0,047 | -0,011 | 0,037 | 0,037 |
12 | 10 | Suzuki | 219.372 mil | 1.402.290 M | -0,038 | -0,005 | 0,028 | 0,031 |
11 | 11 | Mercedes Daimler | 220.886 mil | 1.201.446 M | 8,30% | 10,90% | 2,80% | 2,60% |
10 | 12 | BMW | 227.223 mil | 1.187.502 M | 5,40% | 4,40% | 2,90% | 2,60% |
13 | 14 | Mazda | 131.029 mil | 753.164 mil | -1,70% | -0,10% | 1,70% | 1,70% |
17 | 17 | Mitsubishi | 96.005 mil | 535.155 mil | -9,30% | -8,60% | 1,20% | 1,20% |
18 | 21 | Tata | 88.903 mil | 461.406 mil | 18,00% | 1,30% | 1,10% | 1,00% |